Como ensinar inglês para crianças em casa

Como ensinar inglês para crianças em casa
Falar inglês é um diferencial importante no mundo globalizado de hoje. Ainda assim, menos de 2% da população brasileira fala inglês fluentemente. Muitos de nós passaram anos estudando para ter um nível básico. Por outro lado, crianças que começaram cedo, tem nível mais alto e aprenderam sem sacrifício. Pensando nisso, muitos pais querem ensinar o que sabem a seus filhos pequenos, mas não sabem por onde começar. Muitos me perguntam: como ensinar inglês para crianças em casa?

Primeiramente gostaria de explicar alguns termos básicos. Very Young Learners, por exemplo, veio para especificar os alunos de inglês que tem entre 3 e 6 anos de idade. Com menos de 3 anos chamamos toddlers ou babies e com mais de 6, chamamos Young learners – que vai até os 12 anos de idade. É bom saber essa diferença para facilitar a busca por materiais, artigos e livros sobre como ensinar inglês para crianças.

E como ensinar inglês para very young learners sem confundi-los? Não é muito cedo para aprender outra língua?

Em famílias bilingues, cujo pai se comunica em uma língua e a mãe em outra, é muito fácil para a criança se tornar bilingue. Isso porque ela nem se dá conta que fala duas línguas. Ela simplesmente se comunica de forma diferente com cada um dos membros da família. Desde bebê, ela vai desenvolvendo os dois vocabulários, assim como a habilidade de trocar de um idioma para outro sem esforço.

Essa situação é ideal, mas não é a única para criar uma criança bilíngue. Mesmo que nenhum membro da família seja falante nativo de inglês, é possível passar para a criança desde cedo o que se sabe. Aprender como ensinar inglês para crianças em casa pode economizar muito tempo e dinheiro para a família a longo prazo. Por outro lado, a curto prazo, isso pode ser uma maneira divertida de passar tempo juntos.

Aliás é crucial entender que criança só aprende inglês por prazer. Ela não aprende porque vai ser bom para o futuro, nada disso! Ela aprende porque ela quer brincar com aquela pessoa que está falando aquela língua naquele momento.  Portanto, o uso da língua tem que ter um propósito bem claro e prático, ou perde o sentido. E isso é básico quando planejamos como ensinar inglês para crianças em casa.

Na minha experiência, a criança com 3 anos de idade, já está apta a aprender inglês como segunda língua. Aprender como ensinar inglês para crianças em casa é possível! Como é a mesma pessoa que fala o português e o inglês, é preciso seguir alguns princípios ou a criança pode, sim, confundir os idiomas. O primeiro passo é delimitar o horário das sessões e escolher canções e jogos exclusivos para usar naquele período.

Será que estou apto para ensinar inglês?

Existe maior motivação para aprender algo do que ensinar aquilo aos filhos?

Pense comigo: quantas vezes você não precisou aprender um conteúdo de História, Geografia ou Matemática para ajudar o filho (a) mais velho(a) com o dever de casa?

O adulto NÃO precisa ter inglês avançado para começar a ensinar o idioma em casa. Inclusive, ter nível avançado de inglês é muito menos importante que planejar bem as sessões. Desde que você siga estudando e planeje cada sessão, dificilmente ensinará algo “errado” para a criança. Siga um bom programa que os erros serão corrigidos antes de serem passados para a criança.

Pois então: se você está determinado(a) a aprender como ensinar inglês para crianças em casa, foque na preparação. Ou seja: domine o conteúdo que vai ensinar antes de cada sessão, aprenda a pronúncia das palavras e prepare bem os materiais que serão usados. Dessa forma você não só ajudará seu filho a gostar de inglês como também vai aprimorar o seu.

OK, mas qual é o mínimo da língua que preciso saber para poder começar?  Muitos pais já poderiam estar ensinando em casa, mas não acham que tem inglês suficiente. Pensando nisso, criamos um teste para saber se você tem inglês suficiente para começar o processo.

Este teste é baseado no programa que criei para pais decididos a ensinar inglês em casa, o Programa Pais-Professores.

Faça o teste e descubra se você tem o conhecimento linguístico necessário para começar a ensinar inglês para seus filhos de 3 a 6 anos em casa.

Planejamento é a chave!

Para aprender como ensinar inglês para crianças em casa é preciso planejamento. Indiferente a seu nível de inglês, é primordial que os pais se planejem antes de apresentar o novo vocabulário ou jogo. É importante que eles tenham claro na cabeça o que vão apresentar para que tenham tranquilidade.

Isso porque o adulto, diferentemente da criança, tem medo de cometer erros. Pais não querem passar para a criança palavras com erro de pronúncia, por exemplo. Para isso, é crucial se preparar antes de começar e pesquisar a pronúncia das palavras e expressões que tem dúvida. Fazendo isso, você não só se torna um melhor professor, como mantêm seu inglês atualizado!

Não quero passar meu sotaque ao meu filho(a)

E o sotaque? Sotaque não é problema, pois não atrapalha a comunicação. Deixar de falar por medo de não falar como um nativo é o maior erro de todos! Hoje, no mundo, tem mais asiáticos falando inglês do que todos os nativos somados!

Por isso fico triste quando algum pai ou mãe diz que prefere não ensinar ao filho para não passar o sotaque de brasileiro falando inglês. Mal sabem eles que, com o dinheiro economizado ensinando em casa, poderão mandar o filho(a) para um intercâmbio no exterior. Isso costuma ser suficiente para que a criança/adolescente volte tagarelando com sotaque britânico e tudo!

Faça o teste e descubra se você tem o conhecimento linguístico necessário para começar a ensinar inglês para seus filhos de 3 a 6 anos em casa.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *