Aprender para ensinar #3 – O velho Macdonald tinha uma fazenda

Aprender para ensinar #3 – O velho Macdonald tinha uma fazenda

Aprender para ensinar é uma série de aulas de inglês online, simples e objetivas, para pais que são falantes iniciantes ou intermediários de inglês e querem ajudar seus filhos pequenos a tornarem-se bilíngues.

Aqui, revisaremos o vocabulário que é usado quando ensinamos inglês para crianças a partir dos 3 anos de idade. Assim, pais e familiares poderão ajudar os pequenos a aprender inglês em casa brincando!

Hoje, vamos aprender a pronúncia de 10 animais domésticos e da fazenda, além de alguns detalhes importantes sobre eles.

Animais domésticos

As crianças são, em geral, fascinadas pelos animais. E esse fascínio pode nos ser muito útil quando ensinamos inglês para os pequenos.

Ensinar os nomes dos animais é uma das formas mais eficazes de atrair o interesse da criança no primeiro ano de inglês. Assim como as cores, os animais já fazem parte do dia-a-dia da criança e ela já domina o vocabulário em português. Assim, podemos ensinar os animais em inglês sem ter medo de confundi-la.

A lista a seguir tem 10 animais domésticos que costumo apresentar aos meus alunos entre 3 e 6 anos de idade no primeiro ano de inglês.

Audio - Dog, cat, chicken, fish, horse, pig, cow, duck, sheep

Chicken, inicialmente, era usado apenas para a carne de galinha, que chamamos de frango no Brasil. Para denominar o animal vivo, seria hen. Acontece que isso vem mudando e quase não se vê a palavra hen em materiais infantis em inglês. Por essa razão, optei por ensinar chicken para a galinha viva também. Já galo é rooster.

Audio - Hen, chicken, rooster

Aproveitando o assunto, você sabe como se diz carne de vaca em inglês? Beef. Na aula 1 falamos da pronúncia do ee no inglês, confere lá. Já, carne de porco é pork. Peixe é fish mesmo, tanto o animal vivo quanto o alimento. E o plural de fish, na grande maioria dos casos, é fish mesmo, OK?

Audio - Beef, pork, fish

A palavra cow (vaca) não costuma ser lembrada facilmente pelas crianças. As crianças mais novas, inclusive, tendem a fazer o som da vaquinha quando mostramos a figura, talvez por ser divertido fazer ”muuuuu”. Vale a pena revisar de tempos em tempos.

E por falar em sons, você sabia que alguns sons dos animais em inglês são diferentes dos sons dos animais em português?! Pois é! Enquanto o cachorro faz au-au, o dog faz woof woof! Um aluno me perguntou, assustado, porque o cachorro do desenho animado em inglês que ele assistiu fazia woof woof…a melhor resposta que pude dar na hora foi que “ele fala inglês, por isso fala woof woof e não au au!”  Se você tiver uma resposta melhor, manda pra mim!

Para evitar confundir seu filho (a), eu recomendo focar nos nomes dos animais e deixar os sons para as musiquinhas como Old McDonalds had a farm, por exemplo. Nessa canção super popular, a criança revisa os nomes dos animais da fazenda e, de quebra, aprende os sons que eles fazem naquelas bandas de lá.

Pronúncia britânica ou americana?

A pronúncia do inglês varia de país para país, mas aqui, assim como em todos os áudios que produzo, falo como os britânicos da Inglaterra. Falo assim pela simples razão de ter sido como aprendi, tendo morado lá por quinze anos. E não por escolha, necessariamente.

Não há um sotaque melhor que o outro ou “pronúncia oficial” do inglês. O importante é ser consistente. Se você começar a ensinar inglês para seu filho (a) com o sotaque britânico, continue com ele. Ainda assim, se você não está certo(a) do seu sotaque, saiba que as diferenças entre o inglês britânico e o americano, por exemplo, não chegam a atrapalhar o entendimento entre as pessoas. Aliás, se compararmos o português de Portugal e do Brasil, eu diria que, esses sim, são bem diferentes.

Podemos analisar a diferença entre o inglês britânico e o americano numa próxima aula. O importante é que você não deixe que questões secundárias como essa te impeçam de ensinar inglês para seu filho(a).

Por hoje é só. Obrigada e até já!

Faça o teste e descubra se você tem o conhecimento linguístico necessário para começar a ensinar inglês para seus filhos de 3 a 6 anos em casa.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *