Aprender para ensinar #2 – Vamos contar tudo

Aprender para ensinar #2 – Vamos contar tudo

Aprender para ensinar é uma série de aulas de inglês online, simples e objetivas, para pais que são falantes iniciantes ou intermediários de inglês e querem ajudar seus filhos pequenos a tornarem-se bilíngues.

Aqui, revisaremos o vocabulário que é usado quando ensinamos inglês para crianças a partir dos 3 anos de idade. Assim, pais e familiares poderão ajudar os pequenos a aprender inglês em casa brincando!

Números em inglês

A cada curso que começa, aprender a contar é prioridade nas aulas dos pequenos. Como os nomes dos números em inglês são bastante diferentes dos nossos, hoje gostaria de revisar com você a pronúncia dos números de 1 a 20. Vamos também, como na aula 1, praticar a pronuncia de alguns sons da pronuncia do inglês, com base nos números.

Mas primeiro gostaria de compartilhar com vocês algo que aprendi recentemente sobre os símbolos dos números como conhecemos no ocidente.

Vamos lá?

Por que 1 é um?

No século VII, matemáticos indianos já haviam aperfeiçoado um sistema que poderia representar qualquer número com apenas dez símbolos (sistema decimal) que é o que usamos até os dias de hoje. Nos séculos seguintes, os árabes, especialmente os comerciantes, começaram a espalhar esse sistema pela Europa.

O símbolo para o zero, no entanto, ainda não existia. Foram os Maias que desenvolveram este símbolo. Os sistemas de notação posicional mais antigos, que não tinham 0, deixavam um espaço em branco em seu lugar, dificultando a distinção entre 81 e 801, por exemplo.

Certo. Mas, voltando a pergunta inicial: por que os símbolos dos números são como são? A resposta? Ângulos! Hoje em dia os sinais podem estar um pouco diferentes, mas quando foram desenhados, aparentemente, eram assim:

Note no número de ângulos em cada símbolo.

E o zero que é esférico, olha que interessante, tem zero ângulos no seu símbolo!

Não encontrei quem disse isso, mas me parece uma teoria plausível. Uma coisa é certa: agora, temos uma resposta para nossos estudantes/filhos quando perguntarem por que o 1 é um?

Se você sabe mais sobre o assunto, deixe um comentário!

Mas vamos ao trabalho!  Let´s count! (Vamos contar!)

Quando ensinamos inglês para very young learners (3-6 anos de idade) devemos sempre levar em conta o que eles estão prontos para absorver e produzir. Não só em matéria de conteúdo como de pronúncia.

Sendo assim, não condiz ensinar, por exemplo, a contar até 100. Se em português ela ainda não trabalhou o conceito de dezenas e centenas, apresentar esse conceito em inglês poderá confundi-la. Até os 6 anos, podemos nos ater a ensinar até 20, de cinco em cinco no decorrer do primeiro ano, e esperar para avançar quando ela demonstrar curiosidade.

Da mesma forma, se a articulação vocal de alguns sons ainda é difícil para a criança em português, não espere que ela pronuncie esses sons numa palavra em inglês. A hora vai chegar.

Para ajudar as crianças, precisamos ter em mente algumas características da pronúncia em inglês. Para nossa alegria, aprender a pronúncia correta dos números de 1 a 20 ensina conceitos básicos que você poderá usar em milhares de outras palavras. Ou seja, como na aula passada, hoje vamos revisar a pronúncia dos números e, de quebra, aprender a pronúncia de várias outras palavras do inglês que tem os mesmos fonemas/sons.

Gravei pra você a pronúncia dos números de 1 a 20. Lembre-se que o conceito zero deve ser apresentado mais adiante, de preferência no segundo ano de ensino de inglês em casa.

Audio - Contando de 1 até 20
O temido TH

Para nossa surpresa, no entanto, as crianças tem facilidade de pronunciar sons do inglês que não existem em português. O th, por exemplo, que exige que coloquemos a pontinha da língua para fora, é moleza para os pequenos! Já para nós adultos, este é um dos sons mais difíceis.

Isso porque, quando já dominamos a nossa primeira língua, o nosso cérebro, assim como nosso aparelho fonador (língua, cordas vocais, etc), “estranha” qualquer som que não faça parte desse idioma. E isso não só para falar/produzir como para detectar/ouvir! Por isso é que precisamos nos dedicar a praticar a pronúncia das palavras mais difíceis. Elas podem ser difíceis, mas não são impossíveis!

O som do th pode ser um desafio. Mas hoje você resolve esse problema. Vou te mostrar como tudo faz sentido.

Th sem vibração – Conhece alguém com anquiloglossia, popularmente chamada de língua presa?  Essas pessoas tendem a colocar a língua entre os dentes para fazer o som do sss, lembra? Pois é assim mesmo que precisamos fazer para pronunciar palavras como three (3), thirteen (13), think (pensar), math (matemática), bath (banheira), mouth (boca) e teeth (dentes), thanks (obrigado(a))

Audio - TH sem vibração

Esse som aí é o th sem vibração, que no inglês chamamos de voiceless (sem voz). Para articula-lo, basta colocar a língua entre os dentes e soprar. Não tenha vergonha, é assim mesmo que se faz.

Th com vibração – Já para outras palavras com th, as nossas cordas vocais entram em ação. Elas vibram e emitem voz. Note nas seguintes palavras: mother (mãe), father (pai), then (então), this (isto, este), that (aquilo), other (outro).

Audio - TH com vibração
Números terminados em teen

Você sabia que a palavra teen em inglês significa adolescente? Coincidência ou não, de 13 a 19 (anos que coincidem com início e fim da puberdade), os números em inglês terminam em teen.

Como vimos na aula 2, o som de teen parece com o de green. E é muito importante enfatizar esse final quando for falar idades e quantidades para que as pessoas não te entendam mal.

Audio - Contando de 13 até 19

Note que 13 thirteen e 30 thirty são palavras similares com pronúncias diferentes. Enfatizar o final de cada um evita confusões na hora de se comunicar em inglês. Mas isso é tema para outra aula.

Por hoje é só. Obrigada e até já!

Faça o teste e descubra se você tem o conhecimento linguístico necessário para começar a ensinar inglês para seus filhos de 3 a 6 anos em casa.

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