Aprender para ensinar #1 – Arco de chuva ou arco da Íris?

Aprender para ensinar #1 – Arco de chuva ou arco da Íris?

Aprender para ensinar é uma série de aulas de inglês online, simples e objetivas, para pais que são falantes iniciantes ou intermediários de inglês e querem ajudar seus filhos pequenos a tornarem-se bilíngues.

Aqui, revisaremos o vocabulário que é usado quando ensinamos inglês para crianças a partir dos 3 anos de idade. Assim, pais e familiares poderão ajudar os pequenos a aprender inglês em casa brincando!

A cada ano que começa, início as aulas de inglês para os pequenos revisando as cores. E adivinhe quem sempre está lá em canções e modelos para colorir? O bom e velho arco-íris. Hoje gostaria de revisar com você as cores do arco-íris e, de quebra, dar seis dicas valiosas de pronúncia da língua inglesa.

Arco de chuva ou arco da Íris?

Desde pequena, ver um arco-íris no céu é um evento pra mim. Lembro de tentar contar as cores para reproduzi-lo mais tarde com minhas canetinhas surradas. Ainda hoje, ao sinal de um arco-íris no céu, me encanto com sua delicadeza. E esse encanto é universal. Desenhos animados de TV e tudo o mais relacionado ao mundo infantil abusam do arco-íris.

Em português, o termo arco-íris provém da mitologia grega, onde Íris era uma deusa que exercia a função de mensageira divina. Essa deusa deixava um rastro multicolorido ao cruzar os céus.

Em inglês, arco-íris se chama rainbow. Apesar de ser um nome menos criativo, rainbow ensina dois conceitos em um: rain = chuva; bow = arco; rainbow = arco de chuva.

As cores que compõe um rainbow são: red = vermelho; Orange = laranja; yellow = amarelo; green = verde; blue = azul; purple = roxo

Para ajudar as crianças, precisamos ter em mente algumas características da pronúncia em inglês. Para nossa alegria, aprender a pronúncia correta das cores do arco-íris em inglês ensina conceitos básicos que você poderá usar em milhares de outras palavras. Ou seja: com seis palavras simples, você aprende seis regras de pronúncia que servem para tudo!

Audio 01
Seis cores, seis dicas de pronúncia

Red e o som do R

A letra R no início de uma palavra, por exemplo, tem um som bem diferente do nosso em português. Ele soa como o R de “porta” falado no interior de São Paulo e sul de Minas. Gravei para você com se pronuncia Red. Veja abaixo:

Audio 02

Orange e o som do G

Em inglês Orange, assim como no português, serve para denominar a fruta e a cor. A dica aqui é sobre um dos sons da letra g em inglês. É que, assim como no português, o g muda de som em inglês. No começo de palavras ele tem um som, quando seguido de u tem um som particular e sozinho, no meio da palavra, tem outro. Na palavra Orange o g tem som de d, mas bem suave. Ouça abaixo:

Audio 03

Yellow: o Y e seus desafios

Como o Y é uma letra que não aparece em palavras do português (você sabia?!) as palavras que conhecemos com Y são todas nomes próprios. Nesses nomes, o y tem som de i, certo?

Já em inglês, o y tem outros sons além do de i. Na palavra yellow, por exemplo, o y tem o mesmo som de you (você), young (jovem), yesterday (ontem). Por mais que esse som pareça com o nosso i, ele vai além e modifica o som da vogal que vem em seguida. Ouça abaixo:

Audio 04

Green e o e dobrado

Na língua portuguesa raramente encontramos ee. Já na inglesa isso é muito comum. O som da letra e muda para i quando esta está duplicada. Você provavelmente conhece algumas palavras assim. O número 3 em inglês, por exemplo, tem ee. Você sabe como pronunciar as palavras bee (abelha), tree (árvore), beef (carne de vaca)? Confira no áudio abaixo.

Audio 05

Mas a dica principal do green nem é essa. Um problema recorrente que brasileiros tem quando começam a falar inglês é com o final das palavras. Temos tendência a não pronunciar as consoantes do final (a gente engole as letras) ou a acrescentar uma vogal que não existe. Isso porque no português é assim. Até preparei uma aula para você nunca mais cometer esses erros (link interno) e ensinar corretamente para o seu filho(a). Desde o começo. 

Audio 06

The sky is blue (o céu é/está azul)

E por falar em terminação de palavras, repare na palavra blue. Esta costuma ser a primeira cor que aprendemos. É fácil e curtinha. Consegue se lembrar de outras palavras que terminam em ue e tem o mesmo som? Hoje tenho três para você praticar: glue (cola), clue (pista, dica) e queue (fila). Confira abaixo:

Lembrando que blue também significa triste I feel blue = Eu me sinto triste e The Blues é um estilo de música iniciado no sul dos Estados Unidos por americanos afrodescendentes no final do século XIX. Mas isso é tema para outra aula.

Audio 07

Por hoje é só. Obrigada e até já!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *